segunda-feira, 13 de junho de 2016

No dia 13/06 foi feita a abordagem do Trabalho de Biomecanica , na escola Cabo Luís Quevedo turma do professor Thiago Peres e em uma academia , onde foram apresentadas os tipos de pisadas.












CONCEITUANDO A PISADA


O tipo de pisada é determinado pelas características anatômicas do indivíduo: 
Tipo de pé (normal, plano e cavo) ; 
Disposição dos joelhos (varos, valgos) ângulo formado entre o joelho e quadril.
Além de estar relacionado com a flexibilidade de articulações como a do tornozelo. Estas características somadas as flexibilidades e possivelmente com equilíbrio muscular específico de cada indivíduo fazem com que cada um de nós apresente determinado tipo de pisada.



TIPOS DE PISADAS


Pisada Normal : a pisada inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminado a passada no centro da planta do pé.

Pisada Pronada : a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do chão.

Pisada Supinada : a pisada inicia no calcanhar do lado externo e se mantém o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a passada na base do dedinho.





ERROS MAIS COMUNS


Estima-se que 50% das pessoas apresentam pronação, 45% apresentam pisada neutra e 5% apresentam supinação.
Em geral os atletas confundem e acham que pisam para fora (supinação) pois observam o desgaste do solado no calcanhar no lado de fora.
Indivíduos fazendo uso de calçados de sua especificação: tipo se o atleta for um pronador acentuado e usar um modelo mais indicado para supinação que oferece muito amortecimento e pouca estabilidade, o atleta acaba acentuando a instabilidade do tornozelo que já possui e aumentando o grau de pronação.


CONSIDERAÇÕES



Ficou com dúvida á respeito do seu tipo de pisada?
Procure o seu fisioterapeuta de confiança e realize uma avaliação biomecânica em em laboratório.
Onde através do uso de instrumentos  ( câmeras bi ou tridimensionais e marcadores refletivos em posições específicas) , você ficará sabendo seu tipo de pisada.






quinta-feira, 2 de junho de 2016

Roldanas

São utilizadas para facilitar a execução de um trabalho.São constituídas por um disco giratório feito de material rígido, metal ou madeira que gira em torno de um eixo central. A roldana é acionada por uma corda, fio ou corrente metálica, que é colocada sobre seu eixo central, transferindo movimento e energia para um objeto que se deseja levantar.

Na roldana fixa, o eixo central é preso a um suporte de tal forma que se estabelece um equilíbrio entre as duas forças. Sendo assim, a força potente e a força resistente são iguais.
Já na roldana móvel o eixo pode ser deslocado com a força resistente. Nesse caso, para que se estabeleça o equilíbrio, a força potente deve ser igual à metade da força resistente